terça-feira, 30 de outubro de 2012

USINAS DE ONDAS por Lucas Tassoni

USINA DE ONDAS - PECEM



  No Ceará, encontra-se a primeira usina geradora de energia elétrica da América Latina, obtida através da oscilação das ondas do mar. Utiliza tecnologia nacional e produz consideravelmente grande quantidade energética.      
   Cada módulo é composto por um flutuador  com dez metros de diâmetro, um braço e um pistão (bomba) conectado  a um circuito de água doce. Essa usina é montada em solo e somente os flutuadores tem contato com a  água do mar. 
  Conforme a oscilação das ondas ocorre, o flutuador move o braço que, consequentemente move o pistão, bombeando assim, a reserva de água doce e fazendo girar as turbinas. No processo de giro das pás, a turbina se move, gerando assim energia elétrica.
  
A utilização de novos meios de produção energética vem sendo cada vez mais importante. O uso de recursos naturais renováveis pode parecer caro, mas com o passar do tempo traz muitos benefícios como menores índices de poluição e de danificação do meio ambiente.  A usina já foi inaugurada e produz energia, porém, ainda está em fase de teste. A elaboração e construção da usina levaram 36 meses e tiveram um custo total de R$ 14,4 milhões. A inauguração da Usina de Ondas do Porto de Pecém ocorreu durante a Rio+20, o que trouxe atenção para o empreendimento.
                                                                       

Potencial


O País tem grande potencial para aproveitar as forças do mar e convertê-las em energia elétrica. O litoral brasileiro, de cerca de 8 mil quilômetros de extensão, é capaz de receber usinas de ondas que produziriam algo em torno de 87 gigawatts. Desse total, 20% seriam convertidos em energia elétrica, o que equivaleria a 17% da capacidade total instalada no País. Os impactos ambientais desse tipo de fonte energética são considerados baixos. As vantagens são o fato de uma usina de ondas contar com uma fonte abundante, limpa e renovável.
A usina, com capacidade de 50KW, ainda é só um protótipo para este novo tipo de geração de energia, mas apresenta grande potencial. A grande vantagem da geração de energia através das ondas, além da vasta costa do Brasil, é a proximidade de grandes centros urbanos ao mar, o que minimizaria as perdas ocorridas na transmissão da energia. Outro fator importante é a fácil adaptação da tecnologia a sistemas de dessalinização, combinando geração de energia à de água potável, o que pode ser extremamente útil para embarcações ou plataformas.



Fonte:
COPE Rio de Janeiro , O Globo,www.petronoticias.com.br






37 comentários:

  1. Muito bom o texto , explicação excelente e bem formulada, partindo de números e dados importantes. Com fácil entendimento e compreensão.

    ResponderExcluir
  2. Assim como todos os trabalhos expostos este está muito bom, nos mostrando as importâncias dos recursos naturais e as melhorias que os mesmo podem trazem para o meio ambiente quando a relacionado a energia limpa.
    Parabéns pelo texto :)

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bom o texto, a explicação bem clara. Principalmente avia muitas coisas no texto que eu não sabia, como que a primeira usina geradora de energia da America latina está no Cearam e tudo ocorre com a energia nacional. E que mesmo sendo uma forma mais cara financeiramente, é algo que ajuda e colabora muito com o meio ambiente.
    E o litoral sendo tão extenso mostra que pode ter mais aproveitamento das usinas. Ótimo Texto (:

    Nathália Amaro Bueno.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bom o texto, a explicação bem clara. Principalmente avia muitas coisas no texto que eu não sabia, como que a primeira usina geradora de energia da America latina está no Cearam e tudo ocorre com a energia nacional. E que mesmo sendo uma forma mais cara financeiramente, é algo que ajuda e colabora muito com o meio ambiente.
    E o litoral sendo tão extenso mostra que pode ter mais aproveitamento das usinas. Ótimo Texto (:

    Nathália Amaro Bueno.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante este método de produção de energia, pois é um modo renovável e limpo, devido ao fato de serem produzidos movimentos através das ondas do mar esse método de geração de energia tende a ter grande potencial no litoral brasileiro porque como já citado no texto o nosso litoral tem cerca de 8 mil quimômetros portanto é uma grande forma de produção de energia para ser utilizada no País.
    Nestor Molina Junior

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do texto pois tem uma leitura fácil de ser compreendida e contém as informações necessárias e além de tudo interessantes! :D

    Jessica de Mello - 1ª A

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito deste texto, explica muito bem como funciona todo o processo e essa nova maeira de se obter energia é muito boa pois o Brasil tem um vasto litoral, dessa forma podemos conscientizar a população para a nao poluição dos mares.

    Felipe Talarico milsns 1ºA

    ResponderExcluir
  8. Vinícius Rodrigues Andreoli 1°A
    Gostei muito do texto(usinas de ondas),pois ele fala de uma forma de se produzir energia em nosso país(que tem um vasto território litorâneo) que é essencial para o meio ambiente,assim podemos trocar a poluição dos mares pela produção de energia,o que é muito bom também é que as usinas de ondas são 100% brasileiras o que torna nosso país mais independente dos mais desenvolvidos.
    Esse tipo de produção de energia não ajudará somente agora, mas terá muito mais efeito no futuro. As ideias estão muito bem expostas no texto o que deixa bem claro o que o autor quer passar para seu leitor
    parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto , linguagem fácil de entender. Não achei que fosse tão caro esse tipo de energia,mas vale a pena por causa dos benefícios por ter uma fonte de energia limpa e em grande quantidade.É legal falar também que a vantagem do Brasil pra esse tipo de usina é que aqui a gente tem ondas em 70% do ano diferente do litoral de outros países o que faz o aproveitamento ser muito maior.
    Muito bom texto. =]

    Kimie Nishiyama Bueno Rosa

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito nos mostra uma importante forma de obter-mos energia sem prejudicar a natureza e atraves de metodos naturais , texto super bem escrito e com a ajuda do video fica bem mais facil de entender eu gostei muito e recomendo . Lucas Rizzo 1°a

    ResponderExcluir
  11. Emanoela M. Simão-1oA14 de novembro de 2012 às 15:01

    Muito bom o texto. Muito informativo e de simples entendimento.
    Realmente uma alternativa muito interessante para o desafio da produção de energia limpa especialmente por ter ideia e desenvolvimento completamente brasileiros. Além de produzir energia, leva nosso país para frente.

    ResponderExcluir
  12. Li vários outros posts e adorei, mas o que mais me chamou a atenção foi esse da usina de ondas que eu pouco tinha ouvido falar e não entendia como era realizado. Recomendo a todos a leitura porque além de conscientizar as pessoas sobre a questão ambiental, tem uma linguagem de fácil entendimento para quem procura ampliar seus conhecimentos sobre fontes de energia alternativas. Estão de parabéns, gostei muito! :)

    Amanda Leticia Colégio L.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do blog. Esse texto é bem elaborado com uma linguagem simples e de fácil compreensão. O assunto é bastante interessante, porém poucas pessoas conhecem sobre usina de ondas. Através desse post, consegui ter um melhor conhecimento do tema. O vídeo também me ajudou a entender sobre o funcionamento desse tipo de energia.
    Excelente explicação, Parabéns! (:
    Amanda Gaio Dias - Colégio L.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do texto(Usinas de Ondas), pois tem uma iniciativa inovadora, obtendo energia elétrica através da oscilação das ondas do mar.
    Isso é muito importante e rentável para o Brasil,por ser um país que possui um extenso território litorâneo.As vantagens são que a energia produzida através da oscilação das ondas é renovável e limpa e irá minimizar os gastos em energia elétrica.Parabéns

    Lucas G. Nóbrega - Colégio La Salle

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a iniciativa do blog com informações atuais sobre enrgia limpa. Os textos são muito bons, simples e informativos. O texto e o vídeo fornecem várias informações sobre usinas de onda, que é um assunto pouco conhecido embora uma boa alternativa de energia limpa.
    Isabela Bianchini, 1ºB, Colégio La Salle

    ResponderExcluir
  16. O texto (Usina de ondas) está maravilhoso e traz informações realmente boas, confesso que não sabia que poderia ser produzido energia através das ondas do mar e acho a proposta realmente interessante para o Brasil uma vez que possuímos um vasto território litorâneo e é uma energia renovável que utiliza recursos naturais porém sem esgotá-los. Parabéns pelo blog!
    Ana Julia Zainun- Colégio La Salle

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o texto, pois traz informações interessantes e detalhadas sobre como a energia é gerada. Esse tipo de método é muito bom para o Brasil, e deve ser aproveitado, porque é renovável e benéfico ao meio ambiente. O fato de o Brasil se preocupar com o desenvolvimento sustentável e criar uma forma de produção de energia limpa, é ótimo para o crescimento do país, e faz com que outros países voltem a atenção para as novas idéias brasileiras. O texto foi escrito com linguagem simples, o que é difícil encontrar em textos sobre geração de energia; essa simplicidade permitiu que houvesse maior entendimento. Parabéns pelo ótimo texto :)

    Giovana Innocente 1°ano A

    ResponderExcluir
  18. O blog é muito interessante pois fala de varios jeitos de produzirmos energia de um modo renovavel gostei muito do blog mais o que eu mais gostei foi a parte da energia nuclear pois ela é utilizada para produzir energia eletrica e é uma das mais limpas ! Precisamos delas no Brasil ! Parabens pelo blog ! :D Marcio R. Zangotti Junior 1°B La Salle !

    ResponderExcluir
  19. Adorei o blog, o texto está fácil de entender e muito bem escrito. É uma bom método, porque é renovável, limpo e inovador e quem sabe assim a população não para de poluir os mares!
    Ana Luiza Dibo 1°ano B

    ResponderExcluir
  20. Parabens prof Gatti por seu belo trabalho. Dagoberto Curti

    ResponderExcluir
  21. Muito bom esse texto, e também o video, pois se der certo de haver varias usinas de ondas, o país ( Brasil ) consiguirá aroximadamente 20% da energia. Não há muitas desvantagens em relação ao meio ambiente, por que é uma energia renovavel. Esse novo tipo de geração de energia vai ser muito útil para o crescimento e desenvolvimento do Brasil, pois a costa litoranea é abraangente e concerteza tem espaço para novas usinas de ondas...
    Esse texto, e o video são muito bons e também são muito interessante. Parabéns por esse blog !

    Matheus A. Zaccaro 1ºB

    ResponderExcluir
  22. Em um país com uma costa imensa como o Brasil, essa é uma alternativa bastante interessante!!! Energia limpa é fundamental para a sustentabilidade nacional....
    Prof. Caio Gromboni
    IFBA- Campus Valença

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante! Por que será que, com um litoral imenso como o brasileiro, não se explora mais esse tipo de energia? Quais reais interesses políticos preferem fazer sucumbir populações inteiras e imensas partes do importante ecossistema amazônico na construção de uma "Belo Monte" a apostar em soluções menos agressivas como a desse post? Parabéns ao autor - texto muito bom e claro.

    ResponderExcluir
  24. É um ótimo texto pois tem uma liguagem simples e de fácil entendimento e mostra uma outra alternativa para o consumo de energia. Essa alternativa é muito boa mas possui vantagens e desvantagens sua maior vantagem é não poluir o meio ambiente,e a maior desvantagem é não ser acessível á todos devido ao seu custo.
    Bruna Zenatti Kaimoti 1ºA

    ResponderExcluir
  25. Achei muito bom, o pais investindo em energia renováveis agora ira gerá uma grande renda no futuro, sem contar que ajuda com desfavorecimento do aquecimento global. O Brasil tem um grande potencial, já que nós temos um vasto território litorâneo. Espero que com este experimento no futuro novos estados adquiram a mesma ideia e comecem a produzir energia limpa.

    Lucas Guilherme - 1° A n- 35

    ResponderExcluir
  26. Muito bom, uma nova forma de gerar energia limpa e conseqüentemente no futuro trará uma boa renda para o pais, pois estão apostando em novas tecnologias. Graça ao território litorâneo vasto que o Brasil possui, penso que irão migrar esta tecnologia para os estados seguintes assim que está tecnologia estiver mais aperfeiçoada. Com esta nova tecnologia e forma de produzir energia limpa, talvez até outros países futuros adquiram esta tecnologia. O texto está otimo, parabens.
    Lucas guilherme - 1° A

    ResponderExcluir
  27. O blog é muito interessante pois mostra varios jeitos de produzir energia renovavel adorei parabens marquinho ! :D
    Rayssa Zangotti lassale ! 1°B

    ResponderExcluir
  28. Lucas Rafael Bercke - 1ºEM - Pirassununga - 2517 de novembro de 2012 às 16:40

    Hoje em dia a necessidade pela busca de fontes de energia renovaveis e nao poluentes tem se tornado uma obsessao para o mundo, ávido em se evitar o acumulo de poluentes na atmosfera assim como a ocorrencia desmediada de outros impactos naturais. O desenvolvimento socioeconomico que o Brasil passa atualmente torna necessária tambem a adaptação a fontes de ampla produção, barata e de baixo potencial poluente e é nesse ponto que fontes renováveis tornam-se importantes.

    Boa matéria, parabens.

    ResponderExcluir
  29. A ideia de ter uma inovação no campo de geradores de energia elétrica é bastante interessante, ainda mais quando é uma forma benéfica para meio ambiente , não abusando de seus recursos naturais.Um texto bem escrito e de alta compreensão , parabéns a todos que colaboram no blog ! (Geovanna Yokoyama 2ºB - La Salle)

    ResponderExcluir
  30. Evelin Caroline de Oliveira18 de novembro de 2012 às 12:48

    Primeiramente parabéns ao aluno que produziu este texto pois apresenta recursos de ensino mais favorável aos demais alunos que talvez não sabiam dessas informações. E como complemento achei que a produção dessas usinas foi um bom investimento do dinheiro do estado pois mesmo tendo gasto 14,4 milhões de reais , as usinas têm um papel importantíssimo para a sociedade , já que geram energia elétrica.

    _
    Evelin Caroline de Oliveira 1°A

    ResponderExcluir
  31. Muito bom vermos que o Brasil está investindo em energia renovável, ainda mais por ser um país que possui uma grande faixa litorânea. Embora pareça um investimento caro no começo, trará grandes benefícios depois. Além de ser uma fonte que não prejudica o meio ambiente, não polui a atmosfera.

    Jennifer Catarine, 1ºB, La Salle.

    ResponderExcluir
  32. Lucas, me encantei com o conteúdo do seu texto, de verdade. Está de parabéns! É um assunto um tanto polêmico, não? Algumas coisas que nem todos entendem, muitas curiosidades, dúvidas pertinentes que você fez o favor de responder-nos. Apesar do alto custo dos recursos naturais, sabemos quais os benefícios que os mesmos nos trazem, apesar do alto uso e importância dos novos meios de produção energética. Parabéns, Lucas! Gostei muito do seu texto, e tenho certeza que todos também. Abraço!
    Rafaela Rothier, 1º ano, Liceu Vivere, Pirassununga.

    ResponderExcluir
  33. O texto, claro e objetivo, facilita e estimula o interesse do leitor para com o assunto. As ilustrações e o uso da mídia auxiliam a assimilação dos conceitos e ressalta a importância da obtenção de energia por processos que não degradam o meio ambiente. O pioneirismo e a valorização da tecnologia brasileira é ressaltada por este trabalho que possibilita a democratização de um assunto que, à primeira vista, está em pauta em pequenas áreas de discussão. Parabéns pela iniciativa do Professor Marco Aurélio Gatti Gatti e todos os envolvidos no Projeto.

    Prof. José Carlos Martinez e sua filha, Danielle de A. Martinez.

    ResponderExcluir
  34. Ótimo texto, escrito com uma linguagem clara e de maneira fácil para compreende-lo. Com a quantidade gasta de energia nos dias atuais, resultado do avanço tecnológico, é necessária a busca por novas fontes de energia, principalmente renováveis que não poluem o meio ambiente e esgotem suas matrizes. O Brasil como visto, apresenta grande potencial para a instalação de mais usinas de ondas, deve-se incentivar a utilização desta. Acredito que além desta,possui grande potencial para outras matrizes renováveis e que não agridem o meio ambiente, apesar dos altos preços. Parabéns ao professor pelo Blog e aos alunos pelas postagens, principalmente ao Lucas, que fez um ótimo esclarecimento.

    Rebeca Rocha - 1º ano - Liceu Vivere - COC, Pirassununga.

    ResponderExcluir
  35. Super interessante o blog que discute um assunto tão presente no dia a dia e que muitas vezes não tem muita atenção. Gostei bastante do texto, mostra a importancia para conhecer novas formas de gerar energia de maneira renovável e o nosso país e outros deveriam incentivar o uso dessa forma de energia e de outras renováveis.

    Bruna Benini, Liceu Vivere COC, 1ºano

    ResponderExcluir
  36. Lucas, parabéns pelo texto redigido de forma clara e concisa, mas principalmente pela consciência em divulgar que existem outras formas de geração de energia renovável e principalmente com baixo impacto sobre o meio ambiente. São pessoas (alunos) como você que o nosso país precisa, estou super orgulhosa. Aproveito para parabenizar também seu professor que conduziu e orientou esse belo trabalho.

    Gisele Guimarães Santos, Pirassununga.

    ResponderExcluir
  37. Parabéns ao professor Marco Aurélio e aos alunos que trabalharam por esse blog, que traz postagens interessantes e de linguagem fácil. Realmente é importante que usinas como essas tenham investimentos e que sejam feitas pesquisas cada vez mais avançadas em energia limpa e renovável, já que a energia das ondas não acabará, pelo menos não tão cedo; e essa usina, além de tudo produz grade quantidade de energia. Talvez, no futuro, possa haver tantas iguais a essa que não serão mais necessárias fontes de energia como petróleo e carvão.

    ResponderExcluir