domingo, 14 de outubro de 2012

Introdução por Victor Gabriel Sadano


A partir de hoje, vamos expor para você leitor uma série de postagens e reportagens relacionadas à obtenção de energia elétrica limpa.
A eletricidade está tão presente em nossas vidas que a sua existência acaba passando despercebido pela maioria das pessoas, você, por exemplo, só está lendo esse blog porque seu computador está conectado a uma tomada, ou seu notebook, foi recentemente carregado assim como seu tablet, ou celular, se você assistiu aos últimos capítulos da novela, ou preferiu ver um filme no cinema, ou sei lá mais o quê, provavelmente usufruiu dos benefícios da eletricidade. Porém se você diz: “não sou ligado à tecnologia uso uma vez na vida outra na morte.” Se tomou café da manhã ou almoçou é porque a energia elétrica ativa o sistema de refrigeração da sua geladeira e permite que o alimento que você comprou não estrague, mas se ainda assim você não se convenceu, salgando a carne para o jantar do domingo e se comunicando com as pessoas por cartas, a água encanada que você toma depende de bombas movidas e eletricidade para chegar até a torneira da sua casa, ou seja, é praticamente impossível viver dentro de uma cidade sem eletricidade, ela já faz parte de nós, então nada mais justo do que saber de onde ela é veem e qual a melhor maneira de fazer isso.
Atualmente sustentabilidade é a palavra da moda, e estamos aqui para mostrar como continuar usufruindo do conforto que a eletricidade nos oferece de maneira sustentável.
Energia Eólica
Ar, o seu melhor energético!
Entende-se por energia eólica o processo pelo qual se produz energia utilizando a força dos ventos. Durante quase toda a história moderna e contemporânea à força dos ventos tem sido usada em favor de atividades humanas, como na navegação com a movimentação dos barcos a vela que trouxeram os colonizadores europeus até a América, na moagem de milho para fazer fubá nos engenhos, e até em bombas d’água ou nas técnicas mais rudimentares de moer café, por exemplo. Atualmente é possível converter a força dos ventos em energia elétrica, através de um simples processo em que os aero geradores (grandes turbinas em forma de cata-vento) são colocados em locais com boa e forte circulação do vento que gira as turbinas e promove a geração da energia elétrica. A energia eólica é um dos melhores e maiores exemplos de produção de energia limpa e renovável, contudo, apesar desse fato pouco mais de 1% da eletricidade produzida do planeta é obtida através dos ventos.

5 comentários:

  1. Texto muito bem colocado. Bem direto sobre o Ar. Seria legal um artigo sobre Energia maremotriz, uma forma nova e pouco conhecida, porém eficiente.
    - Rafael 2 A.

    ResponderExcluir
  2. A forma como o texto foi escrito apresenta uma linguagem bem simples e fácil de ser entendida,e a relação que se forma entre quem escreve e quem lê é muito interessante e faz com que o leitor tenha vontade de saber mais!
    Acho que se for possivel seria interessante se colocarem videos sobre o funcionamento da energia eólica!
    - Renata 2ºB

    ResponderExcluir
  3. Uau! Muito bacana essa introdução. Chama a atenção e faz ter vontade de ler sobre o tema. Duas sugestões: 1ª) A gente não consegue respirar na leitura dos parágrafos, pois uma vírgula emenda uma frase na outra e assim sucessivamente, formando períodos muito longos. Menos vírgulas, mais pontos finais, ok? 2ª) Que tal colocar o trechinho sobre energia eólica num post à parte? Ele ficou um pouquinho deslocado dentro do título "introdução". De um modo geral, o texto está joia: parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Acho que muitos de nós, jovens leitores, pudemos notar, graças à esse texto, o quanto nós usamos a tecnologia. Ao acordarmos com um despertador já estamos a usando. Curiosa essa tecnologia que nos cerca, não? E o processo por trás de tudo isso? E como são criados os aparelhos? Não consigo imaginar... mal sei criar chocalho de potes de danoninho, quem dirá esses aparelhos revolucionários. Apesar do grande gasto de energia, sabemos que, de certo modo, esses aparelhos nos trazem muitas vantagens, juntamente a algumas desvantagens. Victor, você está de parabéns. Foi o texto mais interessante que li (não que os outros não tenham sido, foram e muito), pois está relacionado a um assunto muito próximo dos jovens, e isso me entreteve. Abraço!
    Rafaela Rothier, 1º ano, Liceu Vivere, Pirassununga

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto. A partir deste, comecei a refletir mais sobre como a tecnologia nos cerca, e como o uso da mesma é excessivo. Não conseguia imaginar que até nas coisas mais simples e diárias, a tecnologia sempre esteve presente. Agora que adquirimos conhecimento sobre essa questão, podemos utilizá-la de forma consciente.
    Parabéns, Victor. Seu texto está muito bem elaborado, com detalhes e informações importantes e me inspirou a pensar mais sobre o assunto. Abraços.
    Raquel Zaninetti 1° ano Liceu Vivere Pirassununga

    ResponderExcluir